CATEGORIA FILMES DE PROFISSIONAIS

 

MARTA PINHO ALVES
Marta Pinho Alves é professora adjunta no Instituto Politécnico de Setúbal e investigadora. É doutorada em Sociologia da Comunicação e da Cultura, com trabalho sobre o cinema contemporâneo. Presidente da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento – AIM, coordena o Grupo de Trabalho ‘Cultura Visual Digital’. É autora do livro “Cinema 2.0: Modalidades de Produção Cinemática do Tempo do Digital” (2017).

SANDRA SANTOS
Sandra Santos é licenciada em Artes Plásticas – Escultura pela Faculdade de Belas-Artes do Porto. Efetuou uma pós-graduação em Realização de Cinema de Animação na École de La Poudrière, França, ao abrigo de uma bolsa de especialização no estrangeiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Enquanto animadora, trabalhou para séries de televisão nacionais e estrangeiras (“As Coisas Lá de Casa” de José Miguel Ribeiro, “Peppa Pig” de Mark Baker e Neville Astley, “Ariol” da Folimage). Desenvolveu vários projetos autorais enquanto realizadora de cinema de animação e é assistente convidada na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, onde leciona no curso de Imagem Animada desde 2011.

EDUARDO DAMASCENO
Eduardo Damasceno é Co-criador, junto com Luís Felipe Garrocho, do projeto “Mundo Aberto” e das suas graphic novels “Achados e Perdidos”, “Cosmonauta Cosmo” e “Quiral”. Pelo selo Graphic MSP lançaram “Bidu – Caminhos e Bidu – Juntos”. No estúdio irlandês Cartoon Saloon foi supervisor de arte final de cenários na longa-metragem nomeada ao Oscar, “Wolfwalkers”, e supervisor de backgrounds na longa-metragem “My Father’s Dragon”. Atualmente é supervisor de cenários para a série “Silly Sundays” do mesmo estúdio e com a produtora brasileira Immagini actua como diretor de arte da série “Cosmo, o Cosmonauta”, baseada numa das suas graphic novels.

 

CATEGORIA FILMES DE ESCOLAS & CATEGORIA FILMES DE OFICINAS

 

RITA SAMPAIO
Rita Sampaio é uma animadora Portuguesa de stop motion.
Radicada no Reino Unido onde completou o seu Masters in Media (Animation) na U.W.E. (Bristol), Rita tem vindo a trabalhar na indústria de animação de stop motion, quer no Reino Unido quer em Portugal.
Nos últimos anos tem vindo a desenvolver, a par da sua função de animadora, trabalho de direcção de animação no formato de curta metragem.

CATARINA CALVINHO GIL
Catarina Calvinho Gil cresceu em Faro e aos 20 anos rumou a Lisboa, movida por sonhos e alguma loucura. Concluiu o mestrado em Ciências da Comunicação (Cinema) na Universidade NOVA com uma dissertação sobre a dimensão sociopolítica da Animação Portuguesa (2018). Desde então, o seu caminho tem sido pautado por um crescente interesse nas potencialidades do Cinema de Animação enquanto meio de intervenção social.
Em 2019 trabalhou como animadora no 4º episódio da série infantil CRIAS, realizado por Pedro Serrazina, e em 2021 colaborou com o Festival CINANIMA enquanto assistente de produção. Recentemente, foi assistente de realização na longa-metragem de animação “Nayola” (2022), realizada por José Miguel Ribeiro.
Presentemente vive em Montemor-O-Novo e integra a equipa da Praça Filmes.

LUÍS SOARES
Luís Soares nasceu em Lisboa, 1981.
Trabalha em animação desde 2006 e dá formação nessa área em várias técnicas e abordagens desde 2009.
Em 2020 terminou a sua segunda curta-metragem de animação intitulada “Suspensão” exibida, entre muitos outros, no 28th Stuttgart International Festival of Animated Film, 41st Brussels Independent Film Festival, 40th Minneapolis St. Paul International Film Festival; e nos 26th Slamdance Film Festival nos EUA, 30th Festival Curta Cinema no Brasil e 69th Melbourne International Film Festival, todos estes Oscar Qualifying Festivals. “Suspensão” recebeu até ao momento, 14 prémios e 5 menções honrosas, entre elas Grand Prix Animation Short Film no Tatsuno International Film Festival, Best Experimental Film no Bruges International Film Festival ou Melhor filme na Festa Mundial da Animação, em Portugal.
Em Julho de 2012, estreou o seu primeiro filme “Outro Homem Qualquer” que foi exibido em dezenas de festivais nacionais e internacionais nos quais recebeu 4 prémios e 1 menção honrosa.
Em 2022 começou a produção da sua terceira curta metragem “Cáusticas”.